Coordenador : Ismar Araujo de Moraes
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 394616.2206.28758.30052023
Departamento/Setor: MFL
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Graduados e graduandos em Medicina Veterinária e outros cursos que possuam a Fisiologia Animal em sua grade de disciplinas.
Local de atuação: Em condições remotas e/ou nas instalações do Laboratório de geração de Multimidias do MFL - Departamento de Fisiologia e Farmacologia.
Objetivo
Objetivos Gerais: - Produzir material didático audiovisual e textual que permita facilitar o aprendizado sobre vários aspectos da fisiologia animal, seja por estudante de graduação ou pos-graduação nas área de agrárias e biológica, tanto na modalidade à distância quanto presencial, para os profissionais graduados nestas áreas e público em geral interessando em obter conhecimentos sobre a vida animal. Objetivos específicos: - Criar, editar e disponibilizar novos materiais audiovisuais com assuntos ainda inexistentes na WebVideoQuest; - fazer a revisão e atualização bibliográfica do material existente na rede; - criação de novos textos didáticos seguindo normas da ABNT, com abordagens acerca do conteúdo de Fisiologia Animal com hospedagem na Internet, além de disponibilização de artigos e links acerca do conteúdo - promover e divulgar o material produzido buscando o contato contínuo do internauta fora da Universidade com o objeto de estudo; -aumentar o contato entre os internautas e os elaboradores do site; -disponibilizar uma área de dúvidas quanto aos assuntos e textos disponibilizados; -divulgação do site em comunidades relacionadas à veterinária, redes sociais e em encontros e congressos científicos sempre que possível, promovendo a Webvideoquest como uma ferramenta útil em tempos de pandemia e ensino remoto emergencial; -revisão dos materiais já produzidos com as devidas atualizações dos temas e inserção de referências bibliográficas dentro das normas da ABNT; e - buscar a constante atualização do site, e se possível um layout mais atual e mais dinâmico para melhor atender aos usuários. METAS 1 - criação e edição de pelo menos 5 novos videos com situações que demonstrem a fisiologia dos animais 2 -Criação de pelo menos 5 hipertextos dentro das normas da ABNT relacionados com os temas dos vídeos 3 - Fazer a revisão e atualização de pelo menos 4 hipertextos pré-existentes garantindo a atualização e adequação às normas da ABNT. 4 - Fazer a divulgação trimestral do site nas redes sociais disponíveis 5 - atender a todos os e-mails enviados para a equipe do projeto através do link fale conosco
Resumo
A internet se tornou um dos maiores difusores de conhecimento permitindo inclusive a facilitação do ensino à distância e no momento atual em que se pratica o ensino remoto emergencial tornou-se essencial. Neste contexto a Webvideoquest de Fisiologia Veterinária da Universidade Federal Fluminense, criada em 2008 vem sendo uma ferramenta facilitadora do ensino remoto ou à distância sempre aberta para todos e amplamente utilizada no ensino de fisiologia veterinária no primeiro semestre de 2020 na UFF. Ela também permite a reciclagem dos profissionais de Medicina Veterinária, serve como fonte de novos conhecimentos para graduandos de veterinária, zootecnia e biologia, e ainda satisfaz os leigos interessados nas curiosidades da vida animal. No endereço www.webvideoquest.uff.br o usuário tem acesso gratuito a vídeos acompanhados de uma questão objetiva com quatro alternativas. Cada alternativa leva à leitura de hipertextos relacionados ao tema assim como a um questionário para autoavaliação o conhecimento. Trata-se de uma oportunidade de ampliar o conhecimento na área de fisiologia animal. Nossa ação é uma evolução da WEBQUEST criada pelos professores americanos Bernie Dodge e Tom March. Nela incluímos vídeos não existentes na ideia original e até o momento não observamos criação de material semelhante na rede mundial de computadores. Atualmente, um total de 40 vídeos já encontra-se disponível no site e observa-se através do contador acessos Google Analytics um número crescente de visualizações a cada ano.